quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

SCOTT PILGRIM VERSUS THE WORLD - para você que pensava que havia só o filme!!!


A mensagem "Vencedores não comem carne" que antecede a tela-título de "Scott Pilgrim Vs The World" dá o recado: o jogo foi feito para os fãs de fliperamas clássicos dos anos 90.

A mensagem é sátira de uma clássica campanha entre os anos de 1989 até 2000, em que o diretor do FBI William S. Sessions alertava sobre os malefícios da droga com o slogan "Vencedores não usam drogas" estampado em boa parte dos jogos de fliperamas mais jogados na época, como "Teenage Mutant Ninja Turtles", "Golden Axe" e "The Simpsons Arcade".

A referência aos games antigos não é gratuita. Assim como o filme que está por vir, os quadrinhos de Scott pilgrim bebem da cultura nerd, geek e gamer com freqüência em sua trama, e a Ubisoft aproveitou a deixa para fazer de "Scott Pilgrim Vs The World: The Game" uma verdadeira ode a games antigos da Konami assim como "Street Fighter", "Super Mario Bros" e "Streets of Rage".

Moleque encrencado... em 2D

Aventura com pixels em Toronto
Baseado nos quadrinhos homônimos da editora OniPress (lançados aqui no Brasil pela editora Quadrinhos na Cia.), Scott Pilgrim conta a história de um jovem músico que se apaixona por Ramona Flowers, uma jovem cujos relacionamentos do passado ainda a trazem problemas. Desta forma, Scott enfrenta a ira dos sete ex-namorados de Ramona, que utilizarão todos os seus poderes malignos para destruí-lo.

Na luta pela sobrevivência, Scott conta com a ajuda da namorada Ramona e mais dois amigos: a colegial Kim e o bem-arrumado Stills. Toda a trama, aliás, é contada em uma emocionante apresentação em 2D que lembra bastante o visual e estilo da cena de abertura de "Street Fighter Zero 3".

Perceber as citações, homenagens e inspirações de jogos em 2D é, aliás, uma das coisas mais divertidas de se fazer enquanto joga "Scott Pilgrim". Após a apresentação, a pancadaria não demora a rolar solta. O jogador pode escolher qualquer um dos quatro personagens em modo solo ou até dividir a ação com mais quatro amigos controlando cada um dos heróis - apenas no mesmo console, nada de modo online, infelizmente. 

Os cenários em progressão lateral seguem o padrão clássico de jogos de luta, mas a forma como a narrativa acontece lembra bastante fliperamas da Konami, principalmente "The Simpsons Arcade". A mecânica pode ser modificada de acordo com a preferência do jogador para a corrida: com dois toques sutis no direcional, como em "Streets of Rage", ou mantendo a direção pressionada, tal qual ocorre em "Teenage Mutant Ninja Turtles".

Scott Pilgrim enfrenta tudo, até zumbis
No geral, a velocidade frenética da ação lembra bastante o clássico de luta da Sega, com combinações de corrida, pulo e ataques de soco e chute, além de agarrões e golpes especiais. Conforme se avança, o nível de experiência aumenta, oferecendo novos golpes. Completando o pacote, as lutas com chefes exigem estratégia e inteligência para decorar movimentos do inimigo.

Além de inspirações diretas nos controles, há alguns pequenos detalhes inspirados em "Super Mario Bros. 3" , como o icônico mapa mostrando as fases e coleta de moedas dentro de caixas de metal e tijolos. As moedas podem ser utilizadas para compra de diversos itens de aperfeiçoamento e força ou para recuperar energia nas diversas lanchonetes espalhadas pelo mapa.

Na tela de bônus, aliás, há um surpreendente efeito de chiado e pixel estourando na tela, simulando o efeito de um cartucho sujo ou danificado que fará os veteranos chorarem de emoção e relembrarem seus tempos assoprando as "fitas".

Produção impecável

Sete ex-namorados do mal
Apesar de a Capcom ter iniciado a moda retrô com "Mega Man 9", utilizando um estilo visual semelhante ao do clássico console Nintendo de 8-bits, " Scott Pilgrim" faz melhor. O jogo não se acomoda em um único estilo de hardware, mas apresenta vários estilos gráficos diferentes em 2D.

A paleta de cores limitada lembra o Nintendinho, mas os sprites grandes dos personagens remetem ao potencial mais robusto dos arcades, bem como a grande quantidade de elementos dos cenários. Para refinar ainda mais a experiência, a Ubisoft acrescentou uma animação fluída nos elementos móveis, fazendo com que Scott e sua trupe tenham movimentos tão animados quanto os mais modernos jogos de luta. 

Tudo no jogo possui serrilhado aparente, e nem há a possibilidade de um filtro para corrigi-los. O que poderia ser um defeito se transforma no grande charme do jogo, pois combina com a atmosfera retrô.

História moderna, ação retrô
Além disso, os cenários são criativos e diferenciados. "Frozen Suburbs", a primeira fase, lembra "Final Fight", com diversos objetos destrutíveis na tela, de caixas até cabines telefônicas. Já em "Casa Loma's Film Set", Scott está em um set de filmagem, com garotos vestidos de monstros, e até uma interessante luta sendo filmada (com direito a um efeito de filmagem com os dizeres "REC" no canto da tela) e uma parede verde estilo chroma key. 

O som, apesar de utilizar baterias sintetizadas semelhantes às dos oito bits, é composto com extrema competência pela banda americana Anamanaguchi - que trabalha apenas com chiptunes, músicas feitas por consoles de 8-bits.

A trilha sonora é repetitiva e pode cansar com o tempo, mas é louvável perceber que as composições assumem em cada cenário o estilo de seu chefão (em Leo's Place, por exemplo, rola um rock pesado remetendo ao chefe de fase, a banda The Clash of Evildead). Curiosamente, os produtores optaram por não colocar vozes digitalizadas nos heróis, o que ajudaria a criar ainda mais a experiência de um jogo clássico.

CONSIDERAÇÕES

A Ubisoft acertou em cheio. "Scott Pilgrim" é uma das melhores surpresas dentre os jogos lançados unicamente para download nos últimos tempos. Os produtores tiveram um cuidado incrível na produção em estilo retrô, de forma que a escolha do estilo clássico não afetasse a experiência para jogadores mais novos. Para veteranos jogadores de arcades, é fácil afirmar que dificilmente algum jogo da atual geração consiga homenagear os fliperamas dos anos 90 tão bem quanto este aqui.

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