quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

AS DIFERENÇAS ENTRE O XBOX 360 E O XBOX ONE

Quando foi o lançado, o Xbox 360 causou uma revolução nos consoles de videogame da Microsoft. Com um design diferente, ele ainda teve algumas versões até o lançamento do Xbox One, que corrigiu algumas falhas e apresentou novas tecnologias e adaptações, como a renovação do Xbox Live, que possibilitou muito mais interação com outros jogadores.
Por isso, a chegada do Xbox One promete mais qualidade gráfica e mais jogabalidade com o Kinect. Mas se você ainda ficou na dúvida, colocamos os dois lado a lado e separamos os aspectos mais interessantes dessa disputa. Confira:
 

Xbox One

Xbox One

Xbox 360

Xbox 360

CPU
AMD Jaguar  x86-64 (8 núcleos)
IBM Power PC Triple Core
GPU
AMD Radeon GCN (1,23 TFLOPS)
AMD Radeon GCN 800MHz
Armazenamento
500GB
4GB e 250GB
Conexão sem fio
Sim
Sim
Conexão com fio
Sim
Sim
Conectividade
HDMI / USB 2.0 / USB 3.0
HDMI / USB 2.0
Reproduz Blu-Ray
Sim
Não

Vamos falar de potência dos videogames da Microsoft

Quando se trata das configurações gráficas e técnicas, realmente o Xbox One sai na frente. Mas, isso se deve a evolução da empresa em aperfeiçoar cada vez mais os seus consoles. Com uma CPU de 8 núcleos, seus jogos rodam mais rápido, e todas as outras funções de entretenimento que o Xbox One oferece são executadas sem engasgos.
Essa diferença no Xbox One pode ser justificada pelas opções de entretenimento que vão além dos jogos.
A Microsoft já não pensa em seus consoles somente como dispositivos para games, e esseupgrade de configurações ajudam a abraçar esses novos recursos.
Mas o Xbox 360 não se tornou obsoleto após o lançamento do Xbox One. Sua CPU ainda dá conta dos seus jogos e do Xbox Live sem problemas. A Microsoft só buscou resolver o temido 3RL, quando as 3 luzes do Xbox 360 ficavam vermelhas e o console travava.

O que seria de um console de videogame sem os gráficos?

A GPU é outro aspecto que avançou no Xbox One. A velocidade de processamento aumentou para acompanhar o processador mais veloz. Com isso, os jogos melhoraram, e títulos como Call of Duty: Ghosts e Ryse: Son of Rome trazem imagens quase cinematográficas, que são mais bem aproveitadas graças à qualidade gráfica do console.

Conexões e conectividade: ponto para o Xbox One

Tanto o Xbox 360 quanto o Xbox One contam com conexão com a internet: Eles são modelos de videogame com Wi-Fi e entrada Ethernet, que garante uma conexão a cabo mais rápida e segura.
Já quando se trata de entradas e saídas, o Xbox One ganha mais uma vez. Ele vem com entrada USB 3.0, que tem uma taxa de transferência 10 vezes mais rápida que o USB comum. Inclusive, entradas USB 2.0 estão presentes em ambos os consoles, assim como a conexão HDMI, que permite a ligação com TVs HD e de altíssima definição (Full HD).

Opções de entretenimento

O Xbox 360 roda CD/DVDs, enquanto o Xbox One aceita Blu-Ray. Essa é uma configuração que se alinha a ideia de que a Microsoft busca agora entregar consoles com mais do que jogos.
Um dos investimentos do fabricante nesse sentido é o Xbox Live, que traz aplicativos e outros recursos voltados para personalização das suas preferências, além de acesso a filmes, séries e até a sua TV a cabo, como o Xbox One faz, em um só dispositivo e sem precisar mudar as conexões.

Controles e Kinect: avanços significativos

A maior mudança do joystick em si, entre uma geração e outra, é a localização de onde se insere as pilhas. No Xbox 360 era uma elevação que podia trazer desconforto durante o seu uso. Já no Xbox One, esse espaço foi incorporado ao controle, ou seja, não se destaca mais.
Aliás, esse é um aspecto que a Microsoft ainda não modificou: a alimentação dos controles continua sendo com o uso de pilha.
E a grande novidade do Xbox One é o Kinect e o seu controle por voz. Sim, você pode ligar, desligar, trocar de canal, entre outros comandos que agregam outro nível de interação com o seu console.
O controle por movimentos do Kinect, presente no Xbox 360, já era um enorme diferencial, que inspirou jogos que se tornaram mania, como a franquia Just Dance. Porém, focada nessa experiência cada vez mais interativa e completa, o controle por voz é um recurso muito interessante para quem não pensa em um videogame como apenas um dispositivo para games e quer investir em um centro de entretenimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário