A informação foi dada pelo governo da Bélgica, mas especificamente por Jan Jambon, ministro do interior daquele país, ao afirmar no sábado (14) que os terroristas usavam o console da Sony para poder se comunicar.
A escolha do PS4 pode ter sido feita pois é extremamente difícil de monitorá-lo. “O PlayStation 4 é ainda mais difícil de rastrear do que o WhatsApp,” disse Jambon.
Com o lançamento da nova geração de consoles, haviam preocupações sobre a privacidade dos usuários. Aparelhos como o Kinect do Xbox One ou a câmera do PlayStation 4 abriam discussões sobre, por exemplo, se seria possível o governo usá-los para espionar a casa dos jogadores. Ainda não sabemos quanto controle as autoridades norte-americanas e europeias possuem nestes sistemas.
Contudo, caso os terroristas tenham mesmo feito uso do PS4 para planejar os ataques em Paris, o fizeram através do envio de mensagens ou chat de voz. Apesar de usarem uma tecnologia mais simples, fornecem uma comunicação mais segura.
Existe também a hipótese de que podem até mesmo ter usado jogos online para se comunicar. Segundo documentos vazados por Edward Snowden, em 2013, a NSA e a CIA se infiltravam em grupos dentro do MMO World of Warcraft para coletar informações em possíveis encontros virtuais feitos por terroristas.
No caso do PS4, é mais provável que tenham simplesmente usado o chat de voz, já que ainda é bastante difícil para os investigadores monitorarem sistemas de voz baseados em IP do que, digamos, uma simples chamada de celular.
Nenhum comentário:
Postar um comentário